GTA treina policiais para operações aéreas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), iniciou, na manhã desta quinta-feira (12), o treinamento do VIII Curso de Operações Aéreas (COA). A aula inaugural ocorreu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís, e foi presidida pelo secretário- adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa, que deu as boas-vindas aos novos alunos.

Estiveram presentes, também, o subcomandante geral da PM, coronel Edilson Gomes; o diretor de Ensino, coronel Flávio de Jesus; o subdelegado Geral da Polícia Civil, Marcos Afonso Junior; o coordenador do GTA no Maranhão, Delcimar de Oliveira, além de outras autoridades.

O curso se estenderá até o dia 16 de maio, e estarão participando 31 alunos, entre policiais militares, civis, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais, e visa qualificar os profissionais do sistema de segurança do Maranhão e de outros estados para que estejam qualificados a desenvolver ações de segurança e patrulhamento aéreo.

Ao final, os candidatos que tiverem melhor desempenho e aptos serão incorporados ao quadro efetivo do GTA/MA. Participam, também, dos treinamentos, policiais dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba e Brasília.

O secretário-adjunto falou da evolução nos 15 anos de atuação do GTA no Maranhão. “Estamos investindo no GTA para que tenhamos uma melhor estrutura e os nossos serviços sejam prestados com mais eficiência, gerando resultados positivos em combate ao crime. O Grupamento é referência em nível nacional por conta do empenho do nosso quadro efetivo e dos nossos trabalhos, e vamos continuar mantendo esse padrão e nível no Grupamento. Para concluir o curso, é necessário acima de tudo dedicação”, declarou Laércio Costa, que está no grupamento desde sua implantação no estado.

Durante o treinamento, os aprovados receberão orientações práticas e teóricas em diversos assuntos, entre eles, salvamentos aéreo e aquático, resistência na selva, transporte aéreo, técnicas de abordagem e ainda, segurança de vôo, navegação aérea, treinamento com os helicópteros EC145 e Skillo, além de noções de meteorologia, entre outras temáticas.

Missões
Já o coordenador do grupamento do Maranhão, Delcimar Oliveira, destacou as missões e as parcerias feitas com os outros órgãos de segurança nas ações de combate a criminalidade, resgate, assistência e salvamento. “Estivemos presentes em diversas ações de segurança aérea por várias cidades do interior. Podemos mencionar os assaltos a bancos, onde todas as quadrilhas foram desarticuladas. O GTA esteve sempre atuando junto com a PM, a Polícia Civil e, ainda, de outros estados sempre buscando garantir a segurança da população”, frisou.

Palestra
Durante a aula Inaugural, foi ministrada a palestra com o tema “15 anos do GTA e um ano de Operação Bi Turbina”, explanada pelo capitão Anselmo Azevedo, coordenador adjunto do Grupo, que falou sobre os anos de atuação do grupamento, equipamentos, quadro efetivo e os processos de seleção que um profissional de segurança deve seguir para ingressar no GTA.

De acordo com o capitão, apenas em 2011, o grupamento atingiu a marca de mais de duas mil horas de vôo. Com relação aos investimentos, houve, segundo a explanação, nos últimos dois anos um grande salto qualitativo do GTA. Desde 2009, os profissionais têm passado por qualificações em várias áreas, além de equipamentos modernos adquiridos pelo Governo do Maranhão.

Como destaque, Anselmo citou a compra do Helicóptero EC145, em 2010. É uma aeronave de grande porte e única em todo o território nacional. O mesmo modelo é utilizado pelas polícias dos Estados Unidos e da França.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Linha Livre com Geraldo Castro © 2011 - Developer Marcone Ramos