O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, recebeu na última quinta-feira (3) em seu gabinete, o secretário de Segurança Pública de Rondônia, Marcelo Bessa, e o cabo PM Carlos Lopes. Mendes estava acompanhado do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa.
O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os dois estados e a discussão de um acordo de cooperação para a formação de pilotos de Rondônia. Ainda durante a visita, Aluísio Mendes apresentou ao secretário de Rondônia algumas das ações desenvolvidas pela SSP e pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão.
Na ocasião, Aluisio Mendes falou dos trabalhos de combate ao tráfico de drogas realizadas periodicamente pelo grupamento. Lembrou a ação do GTA no Rio de Janeiro ajudando no trabalho de resgate e apoio às vítimas das enchentes ocorridas naquele estado. Mendes tratou ainda sobre os modernos equipamentos que os policiais utilizaram durante essas ações. Ele ressaltou o ganho para o Maranhão com a aquisição do EC145, helicóptero moderno, bimotor, equipado com macas e com uma mini UTI. O secretário de Rondônia aproveitou a ocasião para conhecer as instalações da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com Mendes, a escolha do Maranhão para oferecer capacitação é prova do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela SSP. “Rondônia é o 11º estado a nos procurar para oferecermos capacitação. Isso é prova do excelente patrulhamento que fazemos em todo o território estadual. Somos o estado mais operante na questão da aviação policial do Brasil”, assinalou.
No estado de Rondônia já existe um grupo destinado ao patrulhamento policial aéreo, porém, segundo o secretário Marcelo Bessa, a aliança com o Maranhão resultará em um salto significativo nos trabalhos. “Estamos adquirindo uma aeronave para o estado. Com este investimento, aliado ao acordo com o Maranhão para a capacitação dos profissionais, passaremos a ter total controle das ações de patrulhamento aéreo”, comentou.
Durante a capacitação, os pilotos de Rondônia virão ao Maranhão para conhecer as aeronaves do estado. De acordo com Marcelo Bessa, o processo será agilizado para que até o início de 2012, os pilotos de Rondônia sejam treinados.
0 comentários:
Postar um comentário