Equilibrista cruza abismo em corda bamba a 900 m de altura

terça-feira, 29 de novembro de 2011 0 comentários

O equilibrista Mich Kemeter arriscou a vida durante uma travessia a mais de 900 metros de altura no parque nacional Yosemite, na Califórnia, informa o tabloide inglês “Daily Mail”.

Kemeter, de 23 anos, cruzou o abismo sobre a corda de 25 metros de extensão –e apenas 2,5 cm de largura- três vezes.

Ele então abandonou sua corda de segurança para uma travessia final. O desafio faz parte uma mania perigosa lançada pelo dublê de atravessar sobre a corda bamba alguns dos lugares mais altos do mundo.
Kemeter foi fotografado pelo fotógrafo Alexandre Buisse, que admitiu ter ficado muito tenso ao assistir a assustadora façanha sem corda de segurança.

“Fiquei preocupado com a segurança de Mich, mas eu também sabia que ele tem muita experiência nesse tipo de atividade”, disse ao “Daily Mail”.

“Como um fotógrafo de aventura, não é meu papel julgar o nível de risco que os atletas que fotografo estão dispostos a assumir. A única exceção é se eu percebo que a presença da câmera está incentivando o atleta a correr mais risco, o que não senti no caso de Mich”, disse.

Prefeitura prorroga convocação de sorteados no Minha Casa Minha Vida até 12 de dezembro

segunda-feira, 28 de novembro de 2011 0 comentários

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), prorrogou o prazo de convocação das pessoas sorteadas no Programa Minha Casa Minha Vida até o dia 12 de dezembro para ordem do sorteio e do grupo.


 Os contemplados podem se dirigir a um dos postos de atendimento da Secretaria, levando documentos pessoais para iniciar o processo de habilitação, visando contrato com a Caixa Econômica Federal.

A Prefeitura de São Luís e a Caixa realizaram, no dia 27 de julho, no Multicenter Sebrae, o sorteio das 8.702 unidades habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida” que foram destinadas ao município. As unidades sorteadas estão localizadas nos residenciais Pitangueiras (864 apartamentos); Nova Aurora (1.440 apartamentos); Sítio Natureza (1.199 casas); São José (247 casas e 960 apartamentos); Recanto Verde (992 casas) e Ribeira (3.000 casas).

Segundo a titular da Semcas, Roseli Ramos, a Prefeitura já atendeu três mil sorteados, mas faltam mais de cinco mil pessoas que foram contempladas no programa. “Os sorteados que não comparecerem até esta data, cederão o direito aos excedentes”, alertou.

Roseli Ramos afirmou, também, que os sorteados devem comparecer aos postos de atendimento no horário das 8h às 17h e devem apresentar as originais e xerox dos seguintes documentos: CPF, certidão de nascimento e casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de endereço, certidão de nascimento dos filhos e declaração da frequência escolar.

Os sorteados que possuem o CadÚnico, que já têm o NIS – Número de Identificação Social – do Bolsa Família, devem procurar a Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), na Rua das Andirobas, nº 26, no bairro do Renascença.

Já os sorteados que não possuem Bolsa Família tem que fazer o CadÚnico para obter o NIS - Número de Identificação Social - e, para isso, devem procurar os endereços no box abaixo.

BOX:
LOCAIS DE ATENDIMENTO:

Veja, abaixo, os locais de atendimento da Semcas às pessoas sorteadas no Programa Minha Casa Minha Vida.


Famílias Sorteadas:
Local de Atendimento Semcas:

I – Famílias que têm Bolsa Família e, portanto, estão no CadÚnico:

Escola de Governo e Gestão Municipal – EGGEM – situada à rua das Andirobas, nº 26, bairro Renascença.

II – Famílias que não têm Bolsa Família e, portanto, têm que fazer o CadÚnico para obter o Número de Identificação Social – NIS:
- Anexo da Semcas – Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, situado à rua da Palma, em frente à Praça Benedito Leite (Prédio Azul);
- CRAS Fialho, situado à rua Laerte Santos, nº 310, bairro Vicente Fialho;
- CRAS Cidade Operária, situado à avenida Oeste Interna, s/n, bairro Cidade Operária (Próximo ao Supermercado Mateus);
- CRAS Vila Bacanga, situada à rua João Castelo, nº 20, bairro Vila Bacanga (Próximo ao LIQUIGÁS).

Sedihc participa do Fórum de Combate ao Trabalho Escravo

sexta-feira, 25 de novembro de 2011 0 comentários

Iniciado, nesta quinta-feira (24), em São Luís, o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo (Forem). Participam o poder público, a sociedade civil organizada e demais entidades que discutem a temática: “Efetividade na prevenção e repressão ao Trabalho Escravo no Maranhão”. O evento encerra nesta sexta-feira (25) e está sendo realizado na sede do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol, Centro de São Luís.
A secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira, que também é presidente da Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo (Coetrae/MA), destacou os principais avanços alcançados pelo Governo do Estado neste ano de 2011 e relevou os principais objetivos a serem alcançados nos próximos anos.
“Nós avançamos – e muito – este ano, apesar de reconhecermos que muito ainda precisa ser feito. A Coetrae do Maranhão foi rearticulada este ano, dando mais força na luta pela garantia de políticas públicas voltadas ao combate do Trabalho Escravo. Para o ano de 2012 temos planos de estender as ações em parcerias com outros órgãos”, completou Luiza Oliveira.
A secretária de Direitos Humanos ressaltou, ainda, a importância de campanhas de conscientização e educação voltadas à cultura de um trabalho descente e uma economia solidária. “Estamos planejando parcerias com o Procon, por exemplo, que é um órgão vinculado à Sedihc e muito pode nos ajudar na divulgação de campanhas educativas, até no que diz respeito a não aquisição de produtos oriundos de mão de obra proveniente do trabalho escravo, dentro da política de direitos do consumidor”, destacou a secretária.
 Na oportunidade, o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Allan Kardec, apontou os números das denúncias que chegam ao Ministério do Trabalho e Emprego.
 Só no Maranhão, de 2003 até outubro de 2011, 1.512 trabalhadores foram libertados do trabalho escravo e mais de 1 milhão e 700 mil reais foram pagos em indenização aos trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão.
"Estes são apenas os casos denunciados. O trabalho no combate a esta realidade não pode parar e para erradicar o Trabalho Escravo existe uma série de ações que devem ser punitivas, repressivas, de inserção e de punição”, enfatizou o superintendente.
        

DE VOLTA AO LINHA LIVRE

0 comentários

Depois de um breve passeio pelo Rio de Janeiro onde aproveitei para descansar e passear com a família, estou de volta ao Linha Livre, o blogue da comunidade e a partir de hoje, sexta-feira, estarei postando matérias de interesse da comunidade e aproveitarei também para iniciar uma série artigos, onde contarei algumas passagens da minha vida profissional, para depois com estes artigos reuni-los em um livro.

Governo firma convênios para construção e reforma de escolas em sete municípios

terça-feira, 8 de novembro de 2011 0 comentários

Convênios firmados pelo Governo do Estado garantirão a construção, reforma e ampliação de escolas no interior. O investimento, da ordem de R$ 2,6 milhões, é resultado da aprovação de emendas parlamentares para atender as demandas da educação. Os convênios foram assinados, nesta terça-feira (8), no Palácio dos Leões, pelos secretários chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; de Educação, João Bernardo Bringel; de Articulação Política, Hildo Rocha; prefeitos e deputados estaduais.
         “A iniciativa é resultado das demandas apresentadas pelos prefeitos durante os Seminários Regionais de Lideranças”, revelou Luis Fernando Silva. Ele declarou que para serem beneficiados os municípios devem cumprir alguns pré-requisitos, dentre os quais estarem adimplentes com as contas municipais. “Esses são apenas os primeiros convênios, outros serão formalizados nas mais diversas áreas, como infraesturura e agricultura”, garantiu Luis Fernando Silva.
         Os municípios beneficiados são Anapurus, Araguanã, Carutapera, Imperatriz, Maranhãozinho, São José de Ribamar e Mata Roma - este último vai receber duas novas escolas e a reforma de uma creche. “Será um grande impulso para nossa educação, essa parceria vai proporcionar o atendimento da demanda existente na sede e também na zona rural”, revelou a prefeita de Mata Roma, Carmem Neto.
Na oportunidade, o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, anunciou apoio financeiro a 69 municípios, recursos que serão utilizados no transporte escolar. “Aqui, estão apenas cinco dos municípios que vão ser atendidos, mas os recursos já estão garantidos para os demais”, afirmou. Com o apoio estadual, Carutapera, São José de Ribamar, Maranhãozinho, Mata Roma e Anapurus vão ter recursos para garantir o transporte de 1.035 alunos da zona rural. Também presentes os deputados estaduais Tatá Milhomem, Jota Pinto, Marcos Caldas, Hemetério Weba e Rogério Cafeteira.

Traficante é preso em Viana

0 comentários

Policiais Militares da 13ª CI e Policiais Civis da Delegacia Regional de Viana – MA, em uma operação conjunta, no dia 08 de novembro de 2011, por volta das 10h30min, no povoado São Pedro, município de Viana – MA, cumpriram um mandado de prisão preventiva contra EDIVAN CUTRIM FERREIRA, 28 anos, “empresário”, ex-presidiário, o qual encontrava-se foragido há mais ou menos quarenta dias, desde que saiu sua prisão preventiva, expedida pelo poder judiciário de Viana – MA, em virtude do explicito envolvimento com o tráfico de drogas nesta região.
Ressalto que o EDIVAN, faz parte de uma quadrilha de traficante de drogas, que tem como chefe o periculoso Mato Grossense CARLOS FIATES, suspeito de envolvimento com o TRÁFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES, e JOÃO JOSÉ MARTINS CABRAL, este que era responsável pelo recebimento e distribuição de drogas neste município e nos circunvizinhos.Este é o Edivan Cutrim, preso pela Policia Militar em Viana,apontado como um dos grandes traficantes na região e se passava por empresário.


FOTO DO DIA

0 comentários

Um ouvinte do programa Abrindo o Verbo, enviou por email uma foto que mostra o asfalto colocado recentemente na Avenida Sambaquis no Calhau. Este tipo de coisa não pode continuar, e a prefeitura deveria realizar a obra completa. O ouvinte e internauta, chama a imagem de "Asfalto Sorrisal"

AMOR MATERNO

segunda-feira, 7 de novembro de 2011 0 comentários

O instinto materno é superior em qualquer situação, e esta foto mostra claramente, quando a mãe leoparda salva o filhote de uma queda que poderia ser fatal. A cena foi captada em Botsuana e retrata o Amor Materno.

Washington Luiz confirma parceria com a Ufma para realização da SBPC

0 comentários

O governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, em reunião nesta segunda-feira (7), na sede da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), confirmou a parceria do Governo do Estado para a realização 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2012, na Ufma. O evento integrará as comemorações dos 400 anos de São Luís.

A reunião contou com a presença do reitor da Ufma, Natalino Salgado; dos secretários de Estado de Educação, João Bernardo Bringel; e de Ciência e Tecnologia, Olga Simão; da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; do presidente da Comissão Organizadora dos 400 anos de São Luís, Sofiane Labidi; de pró-reitores e assessores.

“Queremos ampliar e intensificar essa parceria que o governo estadual mantém com as universidades”, garantiu o governador em exercício. Ele disse que, além da Ufma, pretende visitar o Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e a Universidade Federal do Maranhão (Uema). “Somente dando apoio às instituições de ensino superior será possível qualificar os jovens e prepará-los para o desenvolvimento que o Maranhão registra”, declarou.

O reitor Natalino Salgado destacou que tem sido fundamental o apoio do governo no processo de crescimento da universidade, não apenas na reestruturação física local, mas também de ampliação dentro do processo de interiorização. “As demandas financeiras do MEC não são suficientes para atender as nossas necessidades, somente com essas parcerias podemos continuar investindo na produção do conhecimento”, ressaltou.

Natalino Salgado agradeceu a parceria do governo no processo de implantação do Projeto de Empreendedores. O investimento estadual, da ordem de R$ 2,7 milhões e contrapartida de R$ 500,00 da Ufma está viabilizando a implantação das Incubadoras de Empresas que vão dar apoio a empreendimentos que estão em fase inicial a se desenvolverem de forma estratégica e com melhor aparato técnico o seu crescimento no mercado.
“Somente trabalhando juntos e coordenados vamos avançar para termos uma educação de qualidade”, destacou Olga Simão. Ela ressaltou que o governo estadual pretende continuar ampliando as parcerias com as universidades, investimentos que se constituem em avanços nas áreas da ciência e tecnologia.

O arame e o búfalo

sábado, 5 de novembro de 2011 0 comentários

Os verdes campos da Baixada Maranhense já foram cantados por inúmeros poetas e continuam a impressionar os viajantes e turistas que por ali passam. Formam uma imensa área verde, à beira dos lagos, igarapés e lagoas, onde o gado se espalha, à vontade, no verão, e as águas dominam no inverno, semelhante ao que ocorre no pantanal mato-grossense. É uma paisagem que provoca emoções nos espíritos sensíveis.

Desde criança, acostumei-me a ouvir dizer e ver esses campos como terras públicas, campos naturais, terras de ninguém e ao mesmo tempo de todos e para o uso público. De repente, a ganância dos homens se assanhou e o arame farpado alterou toda a paisagem da Baixada. Os campos foram privatizados na marra, ao bel prazer da ampliação dos limites de propriedades.
O Maranhão se apresenta como um dos estados da federação que ocupa um dos primeiros lugares no que se refere aos conflitos no campo causados em torno da disputa da terra. Da primeira metade do século XX, para a atualidade, os conflitos vêm adquirindo diferentes contornos, de acordo com as modificações apresentadas pela conjuntura fundiária.

Após a Lei de Terras de 1969, os conflitos no campo maranhense aumentaram, principalmente em função das abusivas cobranças de renda ou foro e da exploração dos produtos extrativistas. Durante as décadas seguintes, os conflitos no campo maranhense são ainda mais agravados em razão do aumento da prática da criação de búfalos nos campos inundáveis da Baixada.

Os conflitos se agravaram ocasionados por confrontos sangrentos entre fazendeiros, pistoleiros e pequenos agricultores. Com a chegada do búfalo, desencadeou-se o processo de cercar os campos públicos naturais por fazendeiros em busca de novas áreas à expansão dos criatórios dos rebanhos.

Inicialmente, a chegada dos búfalos no Maranhão era apresentada pelos governos como a redenção econômica da Baixada. A visão desenvolvimentista do Governo do Estado fez introduzir nos campos naturais o rebanho bubalino. Nos anos 1960, o Governo incentivou a importação de búfalos para o Estado com o apoio da SUDAM e Embrapa; o Banco do Estado do Maranhão (o extinto BEM) financiou os criadores para adquiri-los.

Os búfalos vieram, principalmente, da Ilha de Marajó. As lagoas de água doce no período de estiagem e o campo alagado no período chuvoso pareciam ideais para a criação do animal, uma vez que as características da vegetação assemelham-se àquela da ilha, de onde os búfalos procediam.
 Porém, não foi feito nenhum estudo para se saber como esses animais se comportariam nessa região, não foram levados em consideração os aspectos ambientais, suas peculiaridades, as questões comportamentais dos búfalos, nem a presença de grupos sociais que ocupam e se mantém com os recursos naturais do local.

O fato dos campos naturais da Baixada Maranhense não se constituírem em o habitat natural do búfalo trouxe conseqüências avassaladoras para o ecossistema, além das sérias conseqüências econômicas, sociais e políticas aos trabalhadores rurais que vivem e trabalham nessa região. Os criadores, em geral, deixam os animais soltos no campo e só os recolhem para o abate.

A criação dos búfalos soltos nos campos naturais, permitindo aos animais vaguearem livremente, traz sérias conseqüências ao meio ambiente e, conseqüentemente, ao homem do campo, sendo possível citar, entre outras:
• Reduz a qualidade dos sistemas hídricos, pois a concentração de grandes rebanhos compromete a qualidade da água, na medida em que expele excrementos e aumenta a taxa de gases tóxicos dissolvidos na água;
Tornando-a imprópria para o consumo humano e prejudicando os peixes;
• A vegetação é destruída pelo pisoteio e pelo deslocamento do animal
que remove a cobertura vegetal, prejudicando, assim, o pasto dos outros
animais, como o gado bovino;
• Provocam grandes prejuízos aos trabalhadores, pois além de tornar a pesca mais difícil, destrói os instrumentos de pesca e embarcações dos pescadores;

• Invadem e destroem as áreas de cultivo.

A Constituição do Estado do Maranhão, no artigo 24, diz que os campos naturais inundáveis das Baixadas Maranhenses são reservas ecológicas. O Decreto nº 11.900/91 do governo estadual criou a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense com objetivo de disciplinar o uso e ocupação do solo, dentre outros objetivos, submetendo-o às legislações estaduais e federais relativas ao meio ambiente, à fauna, à flora, às águas e belezas cênicas e paisagísticas da natureza.

 Lei estadual que veio em seguida ratificou o mesmo privilégio e o propósito de proteção aos campos da Baixada.
Mas, apesar dessas previsões legais, os órgãos e instituições oficiais silenciam, as autoridades municipais se calam as cercas vão se estendendo, apoderando-se do verde, já ofendido pelos predadores lombos pretos dos búfalos.

Segundo fui informado por alguém que entende do assunto, a justificativa para esse aumento das áreas particulares deu-se por conta da participação e conluio de donos de cartórios. E com o apoio desses cercam-se as enseadas e as áreas do campo são devoradas pelo arame farpado. E lá se vão às reservas ecológicas por água abaixo, quando deveriam estar livres para receber as águas e ficarem por cima da ganância de proprietários insaciáveis.
E assim caminham os baixadeiros!

*Renardy Pereira Ericeira é fiscal estadual de defesa agropecuária






Nota do Blogue; tomei a iniciativa de postar este artigo, pelo fato de ser "baixadeiro", e por causa da problemática que gira em torno da criação de búfalos nos Campos Inundáveis da região mais pobre do Maranhão. Em outra oportunidade, estaremos publicando outros artigos sobre o assunto. Como diz um ditado; com o búfalo é "quem ama, ama, quem odeia, odeia.

GTA do Maranhão ministrará curso para pilotos de Rondônia

sexta-feira, 4 de novembro de 2011 0 comentários

O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, recebeu na última quinta-feira (3) em seu gabinete, o secretário de Segurança Pública de Rondônia, Marcelo Bessa, e o cabo PM Carlos Lopes. Mendes estava acompanhado do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa.
O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os dois estados e a discussão de um acordo de cooperação para a formação de pilotos de Rondônia. Ainda durante a visita, Aluísio Mendes apresentou ao secretário de Rondônia algumas das ações desenvolvidas pela SSP e pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão.
Na ocasião, Aluisio Mendes falou dos trabalhos de combate ao tráfico de drogas realizadas periodicamente pelo grupamento. Lembrou a ação do GTA no Rio de Janeiro ajudando no trabalho de resgate e apoio às vítimas das enchentes ocorridas naquele estado. Mendes tratou ainda sobre os modernos equipamentos que os policiais utilizaram durante essas ações. Ele ressaltou o ganho para o Maranhão com a aquisição do EC145, helicóptero moderno, bimotor, equipado com macas e com uma mini UTI. O secretário de Rondônia aproveitou a ocasião para conhecer as instalações da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com Mendes, a escolha do Maranhão para oferecer capacitação é prova do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela SSP. “Rondônia é o 11º estado a nos procurar para oferecermos capacitação. Isso é prova do excelente patrulhamento que fazemos em todo o território estadual. Somos o estado mais operante na questão da aviação policial do Brasil”, assinalou.
No estado de Rondônia já existe um grupo destinado ao patrulhamento policial aéreo, porém, segundo o secretário Marcelo Bessa, a aliança com o Maranhão resultará em um salto significativo nos trabalhos. “Estamos adquirindo uma aeronave para o estado. Com este investimento, aliado ao acordo com o Maranhão para a capacitação dos profissionais, passaremos a ter total controle das ações de patrulhamento aéreo”, comentou.
Durante a capacitação, os pilotos de Rondônia virão ao Maranhão para conhecer as aeronaves do estado. De acordo com Marcelo Bessa, o processo será agilizado para que até o início de 2012, os pilotos de Rondônia sejam treinados.

Número de mortos em acidentes de trânsito sobe 24% em oito anos

0 comentários

"Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no comunicado. De acordo com o ministro, o Brasil é o quinto país com mais número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
O estudo cita como causas do crescimento das mortes tanto o consumo de álcool como o aumento do número de motocicletas. O relatório foi divulgado um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar um crime dirigir alcoolizado, mesmo que nenhum crime seja provocado. "Este é um grande avanço e certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito", segundo Padilha.
O levantamento mostra que um quarto das mortes em acidentes no ano passado envolveu uma moto. Enquanto o número de vítimas por acidentes aumentou em 24% em oito anos, o provocado por motos triplicou no mesmo período, passando de 3.744 em 2002 para 10.143 em 2010.
Além do elevado número de mortes, os acidentes do ano passado provocaram o registro de 145 mil feridos em hospitais do sistema público, o que custou R$ 190 milhões ao Estado. O número de hospitalizações em 2010 por acidentes foi 15% maior que em 2009.
“Há uma queda na proporção entre mortes em acidentes e internações. Nos últimos três anos, o índice cai de 0,38, passa por 029 e chega a 0,24. As ações de saúde em urgência e emergência têm conseguido reduzir a proporção de óbitos por acidentes de trânsito. Mas essa verdadeira epidemia de lesões e mortes por acidentes de trânsito aumentam muito o número absoluto de internações e óbitos”, afirmou o ministro.



2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
Brasil
32753
33139
35105
35994
36367
37407
38273
37594
40610
Norte
2184
2180
2274
2376
2533
2572
2718
2730
3340
Nordeste
7611
7325
7830
8517
8632
9136
9282
9612
11233
Sudeste
12990
13671
14179
14433
14849
15004
15189
14177
14214
Sul
6455
6591
7138
7025
6938
7089
7157
7045
7548
Centro-Oeste
3513
3372
3684
3643
3415
3606
3927
4030
4275



 
Linha Livre com Geraldo Castro © 2011 - Developer Marcone Ramos