Prefeitura finaliza parte das obras do Canal do Cohatrac/Cohab

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As obras de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do Canal do Cohatrac/Cohab, realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), entram na fase de conclusão em alguns trechos. A área próxima à Cohab até a ponte da Avenida 3, está finalizada.

“Agora está faltando a parte de urbanização da área, como recomposição do meio-fio, colocação de grama, drenagem superficial, mas o Canal mesmo já está pronto neste local”, explica Roberto Souza, gerente do Gepac-Semosp.

Os trabalhos agora serão concentrados na área da Estrada da Maioba, onde os homens já estão trabalhando. Todo o Canal do Cohatrac/Cohab, que terá 1.920 metros de extensão, está sendo construído em concreto armado a partir das imediações do Planalto Anil II, margeando a Cohab IV em direção à Estrada da Maioba.

Ao longo de sua extensão, estão previstos guarda-corpo e passeio lateral com largura de dois metros, além de ações de requalificação urbana e paisagística. As obras, que começaram em outubro passado, devem ser concluídas até setembro deste ano e resolverão o problema dos alagamentos na região, beneficiando diretamente mais de 100 mil moradores dos bairros da Cohab, Cohab Anil, Cohatrac, Jardim das Margaridas e Planalto Anil.

“Todo ano alagava aqui, agora, com este canal, nossa vida vai ser outra”, afirma a moradora Vitoria Batista.

O Canal do Cohatrac/Cohab faz parte de uma série de projetos, na área de saneamento, que já estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís em vários cantos da capital, a exemplo dos canais do Coroado, Mercado Central/Portinho, Tropical Shopping/O Imparcial, Rio Gangan, no Turu, e Avenida Cônego Tavares, no Anil.

Fotos de Honório Moreira
Matéria - Secom Municipal

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    É, a Prefeitura faz o canal do Coroado todo coberto e protegido e o da Cohab fica igual aos existentes no Bairro da Areinha. O problema do canal da Cohab é o odor e o risco para as crianças que moram nas imediações. Não é apenas o alagamento Senhor Prefeito. As consequências das ações presentes deveriam ser melhor pensadas para um futuro saudável.
    Ainda tem gente que vai votar neste cara.

    Danilo Pereira

  1. Anônimo disse...:

    Caro Danilo,

    A SEMOSP não esta insensível ao problema do odor e risco as crianças da comunidade, ocorre que o canal do Cohatrac esta sendo executado em conjunto pela Prefeitura e pelo Governo Federal, o qual exige que o canal em questão seja aberto.

    Tal exigência é exatamente para obrigar o órgão competente pelo esgoto da capital (a CAEMA) a realizar as obras necessárias no sentido de tratar os dejetos que são despejados no canal. Pena que a CAEMA nunca cumpre com a parte que lhe compete.

    Quanto a proteção de crianças, calha observar a parte da matéria em que é afirmado que a obra contará com proteção (guarda copo).

Postar um comentário

 
Linha Livre com Geraldo Castro © 2011 - Developer Marcone Ramos